segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A MORTE DE VITOR GURMAN...

A crônica mais absurda do ano!!!
In Memorian de Vitor, menino brilhante, gentil, generoso e tudo de melhor nesse mundo!

http://vejasp.abril.com.br/blogs/walcyr-carrasco/2011/07/31/a-morte-de-vitor-gurman/

A homenagem prestada por amigos e parentes a Vitor Gurman neste fim de semana me emocionou. Vestidos de brancos e com velas acesas nas mãos, caminharam pelo bairro da Vila Madalena. O que pedem? Justiça, simplesmente, no caso do jovem administrador de empresas de 24 anos atropelado por uma Land Rover blindada dirigida pela nutricionista Gabriella Guerrero Pereira,28, de madrugada, na rua Natingui, na mesma Vila Madalena onde foi prestada a homenagem.

A morte de um jovem com a vida toda pela frente emociona a gente. Suspeita-se que Gabriella estava alcoolizada ao perder o controle da Land Rover. E nasce uma pergunta dentro do meu coração:

– Como isso pode acontecer? Como?

Eu imagino o desespero dos pais, dos amigos mais próximos. Perder um ente querido dessa maneira, sem explicação, enquanto ele caminhava tranquilamente para casa, é doloroso demais.

Mas hoje abro a internet e vejo: na madrugada de sábado, muitos acidentes em São Paulo. Vi fotos de carros batidos em Itaquera, Bairro do Limão, Butantã e Casa Verde. Carros destruídos. Dos motoristas e passageiros não sei. Mas com aquelas batidas… E novamente, volta a mesma sensação de injustiça. Quem estivesse andando na calçada, naquele momentos, sofreria o mesmo destino de Vitor Gurman.

Eu já falei uma vez aqui, nest blog, sobre a Lei Seca. Volto a falar. Em São Paulo, nunca vi um comando nas ruas para averiguar a possível embriaguez de motoristas. No Rio de Janeiro, onde vou frequentemente, a Lei Seca funciona. Inclusive em frente do meu apartamento, no Leblon. Com frequência se instalam exatamente em frente a minha sacada. E vejo durante a noite os carros sendo parados, motoristas fazendo o teste do bafometro. É claro que os comandos mudam de local. Motoristas devem ser pegos de surpresa. O mundo de ser autuado reprime alcoolizados ao volante. Tenho amigos que gostam de beber. Ultimamente, quando jantamos fora ou eles ficam no refrigerante ou, se bebem, entregam as chaves para quem não bebe. A possibilidade de perder a carteira assusta. A Lei Seca é chata, sem dúvida. Não poder beber ao sair com amigos é chatíssimo. Mas vivemos em comunidade. É preciso respeitar os direitos alheios. O direito à vida é o principal deles.

O Land Rover que matou Vitor Gurman tinha 25 multas. É justo?

Quem bebe acha que “tudo bem”. Que consegue dirigir. Já vi gente caindo em pé e garantindo que poderia dirigir numa boa. Beber e dirigir é um risco para si próprio. E para os outros, mais ainda.

Desde o começo da Lei Seca mortes no trânsito ligadas a embriaguez cairam 6,2 por cento no Brasil. No Rio de Janeiro, estado campeão, 32 por cento. Em São Paulo, onde a Lei Seca “não pegou” por absoluto descaso das autoridades, só 6,5.

É preciso dizer mais alguma coisa?

3 comentários:

  1. Nossa, é um absurdo que essas coisas aconteçam..
    Pessoas que morrem por irresponsabilidade dos outros..

    ResponderExcluir
  2. Em São Paulo, a lei pegou. Quem foi pego foi um cara muito bacana, entre outros. Foi pego, e assassinado.

    ResponderExcluir
  3. todo mundo fala da morte do vitor!!!uma fatalidade.e da familia da gabriela.ATIRA A PRIMEIRA PEDRA QUE NUNCA BEBEU E DIRIGIU!!!!!!!!pessoas erradas em lugares errados.

    ResponderExcluir