Holocausto é um assunto que muito me interessa. Não só porque sou judia, mas porque é muito absurdo tentar entender o comportamento de uma pessoa como Hitler, que convenceu milhares de pessoas sobre a sua visão ideal sobre a raça humana – a ariana.
É triste saber que por um período, o mundo se calou para a o assassinato de milhões de judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos, estes mortos por uma única razão: não fazerem parte desta tal “raça ariana” criada por Hitler! E para que esse assunto não seja esquecido, muitas são as exposições, museus e debates, que acontecem em todo o mundo, reforçando este tema.
E amanhã a cidade de São Paulo ganha uma mostra sobre o Holocausto - Reflexões por um mundo mais tolerante, no SESC Pompeia. Serão 600m2 onde os visitantes poderão conhecer com detalhes, tudo que aconteceu durante a 2ª Guerra Mundial. A mostra está estruturada em três pilares: MEMÓRIA - visão global, EDUCAÇÃO - Shoá (Holocausto em hebraico) e LEGADO – reflexão para os dias de hoje. E que encontrar? Fotografias, instalações, mapas, materiais audiovisuais produzidos por importantes museus internacionais, depoimentos de sobreviventes, espaços interativos e obras de arte desenvolvidas por artistas nacionais.
Esta exposição foi projetada no Uruguai e levou dois anos para ficar pronta. A missão desta exposição é uma só - “a educação é o melhor caminho para o combate à intolerância e discriminação. Shoá, o holocausto judaico, maior mancha negra na história da humanidade, deve ser contada e recontada para evitar que novos genocídios de qualquer tipo aconteçam. Essa exposição tem o intuito de educar através da reflexão”. São sábias as palavras de Miriam Vasserman, organizadora e coordenadora da mostra.
Programa obrigatório! Até 4 de julho! E é grátis!
SERVIÇO:
SESC POMPEIA apresenta a exposição “Shoá - Reflexões por um mundo mais tolerante”
Rua Clélia, 93
Site: http://www.mostrashoa.com.br/
Visitação: a partir de 28 de maio de 2010
Temporada: até 4 de julho. Terça a sábado, das 10h às 21h30. Domingo e feriado, das 10h às 19h.
Local: Galpão
Grátis
Classificação indicativa: 12 anos
Telefone para informações: (11) 3871-7700
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É o tipo de coisa triste.. mas que nunca pode ser esquecida, para que nunca mais o mundo deixe algo tão terrível acontecer.
ResponderExcluirÉ um dor que ficará para sempre.
Pena que não moro em SP pra =/
beijinhos
Por Sami
super quero ir!
ResponderExcluiradoro tudo relacionado a esse tema!
programa certo!
beijao