quinta-feira, 19 de maio de 2011

I LOVE LOMO!

Com a tecnologia cada vez mais avançada, tirar fotos virou algo rotineiro, basta um clique no celular! E mais, qualquer um pode trabalhá-las com efeitos, cores e luzes, quase um profissional da fotografia, vide o InstagrAM, aplicativo de iPhone. Nos sites ao redor do mundo, dizem que o InstagrAM é o novo colírio alucinógeno. Não tem mulher que fique feia e nem paisagem que não seja deslumbrante!

Mas mais do que fazer fotos com o seu celular, muitas pessoas estão resgatando o conceito, o da lomografia. Nunca ouviu falar das câmeras LOMO? Elas são máquinas bem baratas feitas de plástico – incluindo as lentes e que criam efeitos espetaculares e cores saturadas nas fotos, dando um ar vintage para a imagem. Ela é uma câmera fotográfica analógica, mas com um toque especial. As Lomo (ЛОМО em russo) originais foram criadas na Rússia no começo dos anos 80 para que os preços fossem acessíveis. Hoje, as novas câmeras LOMO podem até ser automáticas, tem alta sensibilidade e são capazes de registrar cor e movimento sem o flash e sem deformação. E um processo simples, que consiste na recepção contínua de luz que é feito através do sistema de exposição automático.

Entre os modelos existentes, estão:

- Lomo LC-A - uma réplica da máquina original criada russa, totalmente analógica, que faz fotos com cores muito saturadas e vinhetas incríveis (sombras escuras e efeito de túnel nas bordas)



lomo



- Holga – usa filmes de formato 6 x 6 centímetros e 35 mm e tem lentes de plástico que causam distorções nas fotos, criando um efeito de “sonho”.

- Diana F+ – faz fotos nostálgicas de cores saturadas e radiantes, além do efeito ‘olho-de-peixe’. Ela possui lente original de plástico, duas configurações de obturador e três ajustes de abertura.

- Diana Mini – mais acessível e indicada para quem está começando a manusear as Lomos.

- Lubitel 166+ – é uma das mais fofas e lembra a câmera usada por fotógrafos da década de 50. Usa tanto filmes 135mm quanto 120mm, é totalmente manual, sem flash (ou seja, sem pilhas/baterias). Basta tirar a tampa, ajustar as lentes e deixar que elas façam o trabalho.

- Corlorsplash – Tem flash rotativo em diversas cores, com mais 9 filtros incluídos para trocar quando quiser. Faz longas exposições que criam um efeito de sonho com o fundo das suas imagens em tons diferentes de tudo que você já viu.

- Fisheye (olho de peixe) – faz fotos em ângulos de 170 graus, com um efeito de círculo no meio do filme. É uma graça de máquina e cabe no bolso!

- Supersampler – multi-lentes que registra em um frame dois intervalos de tempo, e o resultado são fotos com ação.

- Action Sampler – Um pedaço de plástico com quatro lentes, muitas cores, rodinhas, alavancas e coisas estranhas que podem ser vistas de fora, através do seu plástico transparente. Não usa pilhas e não tem flash. Só precisa de um filme de 35mm e boa luz. Ideal para retratos em movimento.

- Oktomat – faz oito fotos juntas, ao mesmo tempo! Como? Tem 8 lentes, e consegue pegar 8 imagens diferentes na mesma foto. Também de plástico e super leve!


No Brasil, esta tendência LOMO está bombando! Tanto que lojas descoladas, como a carioca FARM, já vende as câmeras! Os modelos disponíveis são a Fisheye e a Action Sampler que faz quatro imagens em seqüência em uma única foto. Na Amazon é possível encontrar uma infinidade de câmeras, que custam a partir de 40 dólares. E no site da Lomography (maior e melhor site brasileiro do gênero) tem uma loja online demais! – http://brazil.shop.lomography.com/
E modelos a partir de 80 reais!

Gostou? Então prepare-se para esta nova experiência com as 10 regras da lomografia:

1 – Leve sua câmera para todo lugar
2 – Use a toda hora – dia e noite
3 – Lomografia não é uma interferência em sua vida, ela é parte dela
4 – Tente bater fotos de canto
5 – Se aproxime dos objetos, sua câmera deseja isso
6 – Não pense
7 – Seja rápido
8 – Você não precisa saber de antemão o que fotografou
9 – Depois muito menos
10 – Não ligue para regra alguma

André Takeda, organizador expert em lomografia, disse em entrevista que “A lomografia exercita uma nova forma de olhar o mundo, de registrar o cotidiano, de captar imagens comuns. E com uma câmera Lomo toda fotografia sai diferente. É sempre uma surpresa. E isso é viciante.”.

Eu concordo com ele…As fotos feitas em LOMO me encantam e vão encantar vocês também!



lomografia

Um comentário:

  1. - mto legal o post, tive aula de fotografia na facu . adoro !!!!

    HOJE TEM COLECIONADORA TOTALMENTE DEMAIS, UMA COLEÇÃO INCRIVEL DE SAPATOS LINDOS, VALE A PENA CONFERIR ...

    Bjokas *-*
    'Celle' Barkauskas

    http://totalmentedemaisonline.blogspot.com/

    @BlogdaCelle

    ResponderExcluir