sexta-feira, 31 de julho de 2009

SOBRE O DIA DE ONTEM...

Ontem foi um dia azedo...Um dia difícil...As coisas não andaram no trilho e não tinha uma explicação para isso... E no fim, o comentário foi um só: "Vai passar, hoje é Tisha B´av".

Parei, pensei e acho que realmente era isso mesmo...

Mas o que é Tisha B´av? Pelo calendário judaico, é o nono dia do mês Av. Coincidência ou não, é neste dia que os dois templos (Jerusalém) foram destruídos. Nesta data os judeus foram expulsos da Inglaterra e também da Espanha. Data em que se inicia a primeira guerra mundial. Data do lançamento da primeira bomba atômica sobre seres humanos. Data de muitas outras coisas, coisas que talvez só você saiba. O nono mês de Av.

Data desconectada do calendário solar e lunar, um dia qualquer. Seu símbolo não é a tristeza ou o medo. É um momento de saudades, de aperto, de angústia, da luz que não parece conduzir a lugar algum. É a falta. O desencontro.

Neste dia, os judeus jejuam... Para que lembrem de seus valores e do principal, o significado de Jerusalém em suas vidas. Claro que nos dias modernos, as tradições não são seguidas tão a risca.

Mas a minha conclusão é de que este dia complicado nos faz pensar... Nos faz refletir sobre o que não nos leva a lugar nenhum. Nos faz buscar a luz com mais anseio. Nos faz querer distancia de dias cinzentos. E como somos nós, os responsáveis por nosso futuro, nada mais importante do que uma vez por ano, sentir na pele a dificuldade de um Tisha B´av...Nos dá ainda mais forças para buscar o arco-íris... Aquele que sempre aparece depois da tempestade...

Bom fim de semana a todos!!!

4 comentários:

  1. Wow.

    Mandou muito bem SamSam!

    This is by far one of my favorite pieces.

    ResponderExcluir
  2. Ve! I love u so!!!
    Muitas saudades de nossas conversinhas!!!
    Vamos marcar por favor Mrs Hyatt?
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Sami, AMEEEEI seu post de hoje... achei bonito, profundo, verdadeiro, e suuuuper bem expressado... adorei mesmo... beijocas, saudades, mo

    ResponderExcluir
  4. saudades idem...Te vejo em 6 de setembro? Quem diria hein? Volte sempre aqui :)
    BEIJOS

    ResponderExcluir