segunda-feira, 24 de setembro de 2012

DOCUMENTÁRIO VIVA VITÃO!



A pergunta é só uma – será preciso perder um amigo para tomar uma atitude no trânsito? Essa pergunta foi jogada para vocês há mais de um ano, quando o Vitão, ou Vitor Gurman foi atropelado na Rua Natingui, por uma motorista bêbada e faleceu...

Depois disso, surgiu um lindo movimento, o Viva Vitão, que tem como principal objetivo, conscientizar as pessoas sobre as tragédias no trânsito paulistano, que se tornaram cotidianas...

 
E nas mãos de Pedro Serrano, melhor amigo do Vitão, todo esse movimento virou um longa-metragem, Luto em Luta, que está em cartaz em São Paulo. São 72 minutos, divididos em três partes. "Barbárie" elenca especialistas, ativistas e vítimas que mostram a relação entre irresponsabilidade e as mortes. Nas duas outras partes, "O Luto" e "A Luta", o documentário mostra as pessoas que perderam parentes e amigos e como se organizaram para cobrar mudanças.

Um dos casos abordados, obviamente,  é o de Vitor Gurman. Outro acontecimento chocante foi a morte da irmã e da mãe de Rafael Baltresca, em frente ao Shopping Villa-Lobos. Para costurar as tristes histórias, Serrano, também produtor, roteirista e editor do documentário entrevisou os jornalistas Gilberto Dimenstein e Heródoto Barbeiro, além pegar de depoimentos de advogados, familiares e amigos das vítimas. Entre os melhores momentos está a ação nas ruas do engenheiro de tráfego Horácio Figueira, que aponta várias irregularidades dos motoristas. Peça eficaz de educação e conscientização, o filme se propõe a mostrar os problemas com imagens e palavras duras..

Aqui, um depoimento de arrepiar, do querido Jairo Gurman, pai do Vitão:

”É uma tristeza, é uma falta diária. Você perde esposa ou marido e fica viúvo. Você perde pai ou mãe e fica órfão. Você perde um filho e não tem uma palavra que diga o que você fica, porque o ser humano não foi projetado para enterrar o filho. É muito doloroso.“

Impossível ficar indiferente...

Assistam, e mais do que isso... Se conscientizem... Bebida + Direção = CRIME!

Interlar Aricanduva Cinemark

Central Plaza Cinemark

Interlagos Cinemark

Metrô Santa Cruz Cinemark

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário