sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

HAPPY HANUKKAH....

Hoje é um dia muito importante para os judeus de todo o mundo... É o primeiro dia de Hanukkah, mais conhecida como a festa das luzes.

A festividade de Hanukkah relembra dois milagres da época do Segundo Templo.

O primeiro milagre foi a vitória militar dos macabeus contra forças sírio-gregas e a recuperaçao do Templo Sagrado de Jerusalém. Ao recuperar o templo, os judeus procuraram azeite de oliva puro para acender a Menorá - parte obrigatória do serviço religioso. Encontraram apenas um pequeno frasco.

Aquela quantidade de azeite não seria suficiente para manter a Menorá acesa até que se produzisse mais quantidade, mas decidiram acendê-la mesmo assim. Foi quando ocorreu o segundo milagre: o azeite, que deveria durar um dia apenas, manteve o candelabro aceso durante oito, tempo suficiente para que mais azeite fosse produzido de acordo com as leis judaicas de pureza ritual.

Em resumo, o triunfo dos judeus sobre os gregos foi um milagre e o azeite durar oito dias também.... E por isso, durante oito dias, velas são acesas em uma Hanukkiah ou Menorá.

Mas saindo um pouco da história e indo um pouco para o lado espiritual, a festa de Hanukkah é luz... Luz é iluminar... E se eu puder desejar algo hoje, é que o mundo seja inundado de pessoas iluminadas, que façam o bem, que ajudem o próximo, que sejam tolerantes, que perdoem, que pensem antes de agir...Que amem de verdade, que arrisquem, que lutem... A vida é muito curta para se perder tempo com bobagens... Usem a sua luz para serem felizes....E ajudem para o milagre de um mundo melhor, mais justo e mais ILUMINADO!!!!

Essa foto que ilustra esse post é de uma linda amiga... Monica!!! Ela doou esta Hanukkiah gigante de flores para o Museum of Jewish Heritage em Nova York.... Fiquei emocionada com essa atitude dela... Na foto ao lado dela, o prefeito de NYC, Michael R. Bloomberg.

Abaixo, a matéria que fala mais da doação dela!!!

http://blogs.villagevoice.com/runninscared/archives/2009/12/mayor_celebrate.php?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:%20blogs/runninscared%20(Village%20Voice%20Blogs:%20Runnin

Happy Hanukkah!!! Façam o bem e sejam felizes!!!

Um comentário: