quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

REDES SOCIAIS -> TENDÊNCIA

Muito se fala das redes sociais. O quanto elas vão durar, se são invasivas ou não. Se são úteis na disseminação da informação ou não. O que sabemos é que a Web colaborativa é um fenômeno não só na pessoa física. Tem se tornado essencial no mundo corporativo também.

Pensando nisso, o Gartner analisou as principais tendências de tecnologias sociais para este mercado, e concluiu que os negócios envolvendo tecnologia da informação nos próximos anos serão marcados pela colaboração. Veja alguns dados muito interessantes deste estudo:

- Até 2014, as redes sociais substituirão o e-mail como principal meio de comunicação em 20% das empresas em todo o mundo. Segundo a consultoria, muitas companhias passarão os próximos anos desenvolvendo redes sociais internas para comunicação e troca de conteúdo entre os funcionários. A maioria dessas aplicações sociais será em nuvem (cloud computing).

- Até 2012, 70% das iniciativas sociais corporativas falharão. O Gartner avalia que a maioria dos departamentos de TI está acostumada a desenvolver uma plataforma de comunicação quando quer instalar um sistema colaborativo, em vez de usar uma solução social destinada a determinado negócio. A consultoria aconselha as empresas a desenvolverem "novas habilidades" para se adequar à nova realidade do mercado.

- Até 2015, apenas 25% das empresas usarão ferramentas de redes sociais para melhorar a produtividade de suas operações. O Gartner afirma que a maioria das corporações se mostra receosa em usar ferramentas de compartilhamento de conteúdo por acreditar que elas não fornecem informações precisas ou seguras.

Portanto, mãos e cerebro a obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário