sexta-feira, 9 de março de 2012

A MINHA AUSTRALIA!

Voltei!
E queria dividir com vocês um pouco do que eu vivi nesse quase um mês longe… Eu fui para a Austrália, país que fica, literalmente, do outro lado do mundo. Demora quase 24 horas para chegar e neste período que estive por lá, o fuso era de 14 horas. É tão estranho que não dá nem para explicar. Se comunicar com família, ver atualizações de notícias do Brasil. Eu acordando e todo mundo indo dormir! Para se ter uma ideia, eu comemorei a chegada do mês de março no meu Facebook e ninguém entendeu…. Porque no Brasil eram 4 da tarde do dia anterior, 29 de fevereiro!


Mas enfim, neste post vou contar para vocês um pouco de minha experiência pessoal por lá e alguns detalhes que me encantaram em Down Under (ainda porque se eu escrever tudo, o post vai ser quase infinito!). Por isso, vou concentrar mais em coisas legais de Sydney

A Austrália é um pais muito alegre, organizado, seguro, com lindas praias e um grande mix de pessoas, de todas as raças, cores, estilos e religiões. É impressionante o número de orientais (Japão, China, Coreia) e indianos… Para onde você olha, vê olhinhos puxados. E isso reflete muito positivamente na questão gastronômica de lá. Em cada esquina, você encontra um restaurante de comida japonesa, chinesa, thai, indiana, vietnamita, malasian… Mais que isso, existes lugares especializados em Dim sum (delicados pasteizinhos fritos ou cozidos no vapor que surgiram há mais de mil anos na China), WOKS , Pad Thais e muitas outras iguarias! De comer feliz!!!

E como na Austrália a mão de obra é caríssima (salário mínimo de 2 mil dólares ou 4 mil reais), muitos bares e restaurantes não tem garçons. Quer beber, vá até o balcão, peça e pague seu drink e leve pra mesa… quer comer, olhe o menu, faça o pedido também no balcão, pague antecipadamente. Ai eles te dão uma plaquinha com um número e quando a comida está pronta, alguém leva na sua mesa.

E o australiano come…. Não é nada encanado com essa neura de produtos diets e lights. Eles existem, mas sem muito exagero. E isso não significa que o povo não é saudável! Pelo contrário… Todo mundo corre…. De manhã, de tarde ou de noite, sempre tem alguém fazendo cooper pelas ruas de Sydney! No parque, nas avenidas, em todos os lugares. As pessoas saem do trabalho, trocam de roupa e voltam pra casa correndo, de mochila nas costas. É muito engraçado!

Eu passei bastante tempo em Sydney e me encantei com a segurança, organização, transporte da cidade. O combo trem + metrô + ferry + ônibus funciona com perfeição, em horários rigidamente cumpridos e todo mundo usa. Além disso, estacionamento é algo que praticamente não existe na cidade e quanto tem, é uma facada. Eu por exemplo, fui um dia ao shopping e gastei 30 dólares (60 reais) por 5 horas de parking. Portanto, não importa sua classe social, os moradores de Sydney andam de transporte público. Outra coisa interessante é que praticamente ninguém atravessa a rua com o semáforo fechado. E o semáforo é incrível – todos, sem exceção, quando abrem para os pedestres, fazem um som bem alto, para quem é cego! 100% de acessibilidade, tanto no sinal quanto na calçada, que sempre tem uma parte rebaixada!


Não é novidade que Sydney tem praias lindas… Sim, eu me joguei em TODAS, e como eu fui no verão, senti de perto uma preocupação gigante deles – o câncer de pele. A Australia está pertíssimo do buraco da camada de ozônio e a radiação solar que incide no país é perigosíssima! Ninguém sai de casa sem protetor solar, chapéu e muita gente anda pelas ruas de sombrinha (o tradicional guarda chuva). Outra curiosidade – não existe protetor solar abaixo de 30 por la… E nem mais alto que isso! Isso porque o Cancer Council Australia determinou a proibição de protetores abaixo deste fator e ainda, que produtos acima de 30 não fazem diferença… por isso, você ve nos mercados e farmácias, protetores com a sinalização 30+. Foi a forma dos fabricantes dizerem que os produtos são acima de 30. Uma loucura!!!! A coisa é tão seria que o seguro saúde não cobre câncer de pele, porque ele entende que você já sabe do risco que corre quando toma sol!


Uma coisa que me chamou atenção também por lá foram inovações tecnológicas… Lá já tem celular com tecnologia 4G! Sim, conexão de dados muito mais rápida que a 3G… Com essa tecnologia, você faz vídeo conferences sem nenhuma intervenção ou delay! INCRÍVEL! Querem outra demais? Um dia desses, fui pegar o metro e me deparo com uma parede com imagens de produtos, com preço e código de barras… Simplesmente, é uma nova forma de fazer compras… O supermercado WoolWorths tem um aplicativo que voce baixa no celular e basta passar o telefone no código de barras na parede do metro e sua compra do mês está feita! Eles entregam em casa e já debitam do seu cartão! Dá para acreditar?



http://www.woolworths.com.au/wps/wcm/connect/Website/Woolworths/About+Us/Our-Services/iPhoneApp

Outra coisa que eu amei é a variedade de lojas super segmentadas… Tem loja só de chá… Loja só de vela, loja só de chocolates divertidos, loja só de artigos de pintura, loja só de papelaria, loja só de artigos japoneses, loja só de toy art, loja só de cupcakes, lojas só de esmaltes e por ai vai! Isso tudo dentro do shopping! Quanto a moda, não vi nada que me emocionasse!

Ai gente, tem tanta coisa que queria contar para vocês, mas se eu me empolgar mais do que isso, o post vai ficar sem fim!!!! Claro que eu mergulhei de Scuba e Snorkel, fui a todas as praias mais lindas do País, escalei a Harbour Bridge, tomei um drink no Opera Theatre, experimentei ótimos vinhos. Fiz tudo que qualquer turista poderia fazer em uma visita à Austrália! Minha conclusão? Que é um lugar que todo mundo precisa conhecer… Apaixonante!

Espero que tenham gostado do meu relato!!! Lembrando que essa é a minha visão particular!!!!

Beijos!

2 comentários:

  1. Nossa Sá, fiquei morrendo de vontade de ir para lá. E o que é esse supermercado digital??? Meu sonho de consumo...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Este supermercado é um sonho... bem distante aqui no Brasil... infelizmente...
    beijos

    ResponderExcluir